o meu “momento chá”

by catarina clemente

Durante muito tempo não fui apreciadora de chá. Continuo a não perceber muito do assunto, embora seja cada vez mais capaz de dizer se  “gosto” ou “nem por isso” de um determinado tipo. Mas sou sobretudo apreciadora do “momento chá”.

Existem diversos grupos dedicados ao assunto no Flickr, como este. E foi precisamente neste grupo  que li isto: “Strange how a teapot can represent at the same time the comforts of solitude and the pleasures of company.” Sim, é muito bom partilhar um bule de chá com um grupo de boas amigas ou beber um chá a fingir, numa chávena em miniatura, com uma menina que faz de anfitriã.

Mas do que eu falo agora é mesmo do chá bebido no “conforto da solidão”.

Aquele chá que bebo quando preciso de parar para pensar, sozinha. Para fazer os planos para aquele dia ou para aquela semana, enquanto vou ordenando as ideias e a agenda. Aquele chá que que acompanha o folhear de uma  revista favorita ou do livro que ando a ler com tal entusiasmo que não consigo largar.

O meu “momento chá” começa quando escolho o chá que vou beber, a  caneca e a colher que vou usar, no mimo para o vai acompanhar… um quadrado de chocolate, um biscoito de manteiga… o fogo da lareira, ou a vista do meu terraço… E julgo que somos muitas a sentir-se assim. Porque, nas imagens seguinte, leio cada uma das palavras que acabei de escrever.

